Olá, ogros e ogras do 3D, sejam bem vindos e bem vindas!

Se você está estudando em algum curso presencial comigo, posso afirmar que você chega a este conteúdo já tendo conhecimento sobre as camadas de renderização junto a softwares de modelagem e renderização 3D.

Porém, se não for esse o caso, recomendo fortemente que você primeiro leia esse conteúdo clicando aqui!

Agora vamos ao conteúdo!

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Modos de mesclagem são uma poderosa ferramenta junto aos softwares de edição/composição, tanto de imagem, quanto de vídeo.

Modos de mesclagem são equações matemáticas, responsáveis por efetuar um processo de “mistura” ou mesclagem das camadas com base em sua tonalidade, saturação, luminosidade ou uma combinação desses componentes.

Os modos de mesclagem são uma excelente maneira de criar efeitos não destrutivos, pois essa “mistura” não realiza alteração junto aos pixels, apenas na sua saída visual, ou seja, você pode em qualquer instante do processo, alterar, adicionar ou remover modos de mesclagem e os pixels originais continuam existindo.

No Adobe Photoshop esse conjunto de modos de mesclagem se encontram junto ao painel de camadas, como pode ser visto na imagem abaixo:

Atualmente o Adobe Photoshop conta com um quantidade de 27 modos de mesclagem que são divididos em grupos:

  • Modos de mesclagem Normais;
  • Modos de mesclagem de Escurecimento;
  • Modos de mesclagem de Clareamento;
  • Modos de mesclagem de Contraste;
  • Modos de mesclagem de Inversão e Cancelamento;
  • Modos de mesclagem de Composição ou Componente.

Vamos verificar o comportamento de cada um desses grupos e suas opções.

Modos de mesclagem Normais

Os dois modos de mesclagem envolvidos nesse grupo são o Normal e o Dissolver.

O modo de mesclagem NORMAL não executa nenhuma alteração nas camadas inferiores, somente tendo alguma modificação quando utilizado as opções de preenchimento ou opacidade da camada.

Já o modo Dissolver tem a capacidade de criar uma forma de ruído na imagem de acordo com a intensidade da opacidade da camada, quanto menor for o valor da opacidade, mais espaçado se torna o granulado que forma esse ruído.

Abaixo podemos ver um exemplo de ambas as camadas funcionando:

Imagem com os modos de mesclagem normal e dissolver aplicados.

Modos de mesclagem de Escurecimento

Como o próprio nome já diz, esse modo de mesclagem tem como função efetuar o escurecimento dos pixels da camada abaixo, com base nos valores dos pixels da camada acima.

Esse modo tem como cor neutra a cor branca, ou seja, tudo o que for branco na camada acima vai ficar transparente e não gera influência nos pixels da camada abaixo.

Qualquer cor mais escura que o branco vai gerar um processo de escurecimento nos pixels da camada abaixo.

Esse grupo é formado pelos modos: Darken, Multiply, Color Burn, Linear Burn e Darker Color.

Fazendo um vínculo com os mapas fornecidos pelas camadas de renderização, mapas como o Ambiente Occlusion e o Roughness são comumente usados juntamente com esses modos de mesclagem.

Mapa de Ambiente Occlusion
Mapa de Roughness

Modos de mesclagem de Clareamento

O modo de clareamento pode ser considerado como modo oposto ou complementar ao modo de escurecimento.

Esse modo tem como cor neutra a cor preta, ou seja, tudo o que for preto na camada acima vai ficar transparente e não gera influência nos pixels da camada abaixo.

Qualquer cor mais brilhante/clara que o preto vai gerar um processo de escurecimento nos pixels da camada abaixo.

Esse grupo é formado pelos modos: Lighten, Screen, Color Dodge, Linear Dodge (Add) e Lighter Color.

Mapas de iluminação como por exemplo Reflection e Specular são comumente usados com esse modo de mesclar.

Mapa de Reflexo
Mapa de Brilho (Specular)

Modos de mesclagem de Contraste

Os modos de mesclagem nesta categoria são uma mistura entre os modos de escurecimento e clareamento.

O Photoshop verifica se as cores são mais escuras que 50% de cinza ou mais claras que 50% de cinza. Quando a cor é mais escura que 50% de cinza, o Photoshop aplica um modo de mesclagem de escurecimento, quando eles são mais claros do que 50% de cinza, o Photoshop aplica um modo de mesclagem de brilho.

Esse grupo é formado pelos modos: Overlay, Soft Light, Hard Light, Linear Light, Pin Light e Hard Mix.

Mapa de contraste

Mapa de contraste aplicado com modo Overlay

Modos de mesclagem de Inversão ou Cancelamento

Nesse modo de mesclagem, os pixels vão ter suas cores invertidas ou canceladas, ou seja, o Adobe Photoshop procura variações entre as camadas acima e da camada abaixo para criar a mesclagem.

Por exemplo, se colocar uma camada azul sobre uma imagem e utilizar um dos modos de mesclagem desse grupo, as áreas escuras vão tender para a cor azul, enquanto as áreas claras vão tender para sua cor oposta, ou seja o amarelo.

Esse grupo é formado pelos modos: Difference, Exclusion, Subtract e Divide.

Podemos ver o exemplo da camada azul, logo abaixo:

Modos de mesclagem de Composição ou Componente

O modo de mesclagem de componentes usam combinações dos componentes de cores primárias (matiz, saturação e brilho) da camada acima da camada sobreposta para criar a mesclagem.

Os modos de mesclagem no grupo de componentes não estão disponíveis no modo de escala de cinza.

Esse grupo é formado pelos modos: Hue, Saturation, Color e Luminosity.

Logo abaixo, podemos ver uma aplicação do modo de mesclagem Hue, onde a camada azul afeta apenas as áreas que possuem cor e as áreas em tons de cinza não sofrem interferência.

Opacidade vs Preenchimento

Dentre os 27 modos de mesclagem existentes no Adobe Photoshop, existe um conjunto de 8 modos que são denominados modos de mesclagem especiais.

Eles são denominados assim, por apresentarem diferenças estéticas ao utilizar o preenchimento no lugar da opacidade da camada. Isso se dá por conta de seus cálculos matemáticos.

Esse grupo é formado pelos modos: Color Burn, Linear Burn, Color Dodge, Linear Dodge (Add), Vivid Light, Linear Light, Hard Mix e Difference .

Abaixo, temos o exemplo da aplicação do modo de mesclagem Hard Mix aplicado utilizando opacidade e preenchimento, ficando evidente a diferença entre eles.

Imagem Original
Mapa Gradiente utilizado
Modo de mesclagem Hard Mix com OPACIDADE aplicada em 60%
Modo de mesclagem Hard Mix com PREENCHIMENTO aplicada em 60%

Muito bem, no nosso próximo conteúdo, vamos falar sobre o funcionamento de cada um modos de mesclagem junto ao Adobe Photoshop e como usar eles em conjunto com as camadas de renderização.

Espero que vocês gostem, aproveitem bastante e compartilhem muito esse material!

Fraterno abraço e até a próxima!


Bibliografia

ANDRADE, M. S. Adobe Photoshop CC. São Paulo: Editora Senac, 2014.

JUNIOR, A. C.; CARMO, L. Adobe After Effects CC. São Paulo: Editora Senac, 2017.

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PORTO, G. L. P. M. B. Adobe After Effects: introdução. Santa Cruz do Rio Pardo: Editora Viena, 2018.

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