Introdução ao V-Ray para SketchUp e sua interface

Olá, seja muito bem vindo!

Vamos começar a entender como funciona o V-Ray para SketchUp. De forma geral, o renderizador V-Ray tem padrões de funcionamento similar entre suas versões (existe V-Ray para diversos softwares tridimensionais: SketchUp, 3ds Max, Maya, Cinema 4D, entre vários outros), porém pode acontecer uma variação da sua interface para se enquadrar ao formato de interface do softwares.

Por este motivo é sempre importante iniciar os estudos pela interface do renderizador de acordo com o softwares tridimensional escolhido.

Então vamos lá!

Ao abrir o V-Ray junto do SketchUp pela primeira vez, você irá se deparar com um conjunto de barras flutuantes (eu organizei pra ficar bonitinho pra foto, rsrsrs)

Figura 01 – barras de ferramentas do V-Ray para SketchUp.

Essas barras de ferramentas apresentam todos os comandos necessários para se trabalhar com o V-Ray e deste ponto em diante, vamos entender de modo geral a responsabilidade de cada barra:

  • V-Ray for SketchUp: responsável por apresentar todos os comandos ligados ao processo de renderização – o acesso ao editor e as configurações, a janela de renderização entre outros;
  • V-Ray Lights: apresenta todos os comandos de criação de luzes;
  • V-Ray Utilities: apresenta os comandos de apoio, tais como mapeamento de texturas, ocultar objetos do V-Ray, entre outros;
  • V-Ray Objetcs: apresenta os comandos de criação de objetos e recursos do V-Ray, como por exemplo o FUR (criação de pelo/grama,), processos de proxy, clipper, entre outros.

Basicamente, para usar o V-Ray com todos os seus recursos, precisamos estar ciente das quatros barras de ferramentas e utilizar seus recursos ao máximo.

No decorrer da nossa jornada neste aprendizado, iremos aprofundar o entendimento dos comandos existentes nestas ferramentas, mas neste momento é mais assertivo nos mantermos na primeira barra de ferramentas: V-Ray for SketchUp:

Figura 02 – barra de ferramentas V-Ray for SketchUp.

Vejamos abaixo o que faz cada botão nesta área:

  • Asset Editor: apresenta a tela do asset editor;
  • Chaos Cosmo: inicia a janela do Chaos Cosmo – um biblioteca de modelos, HDR’s entre outros recursos;
  • Render: inicia ou finaliza o processo de renderização;
  • Render Interactive: inicia ou finaliza o processo de renderização interativo;
  • Render with Chaos Cloud: exporta e renderiza a cena atual, através da Chaos Cloud – renderfarm da Chaos;
  • Start V-Ray Vision: inicia o V-Ray Vision (uma engine de visualização em tempo real);
  • Viewport Render: inicia o processo de renderização interativo dentro da viewport do SketchUp;
  • Viewport Render Region: permite a renderização de apenas uma área previamente selecionada através do render interativo dentro da viewport do SketchUp;
  • Frame Buffer: inicia o frame buffer (tela que apresenta a renderização e vários comandos de manipulação e ajustes da imagem);
  • Batch Render: inicia ou finaliza o processo de renderização de todas as cenas do arquivo, umas após a outra;
  • Chaos Cloud Batch Render: exporta e renderiza todas as cenas do arquivo, umas após a outra, através da Chaos Cloud – renderfarm da Chaos. No momento esta opção ainda não está disponível.
  • Lock Camera Orientation: permite alterar a posição de visualização da cena, sem atualizar a visualização de renderização, durante o processo de renderização interativo.

Ao iniciarmos o processo de uso do V-Ray, esta barra de ferramentas é a que o estudante/profissional vai mais acessar e dentro de todos os botões que acabamos de entender, o Asset Editor é o principal para executar quase todas as tarefas e praticamente todas as configurações.

Então vamos partir pra entender sobre esta área:

Figura 03 – janela do asset editor.

Vamos dividir a janela do Asset Editor em três áreas pra ser mais fácil de entendermos, vamos começar pelos menus superiores da janela.

Figura 04 – menus superiores da janela asset editor.

Nesta parte da janela, temos os seguinte menus:

  • Materials: apresenta a tela do asset editor;
  • Lights: inicia a janela do Chaos Cosmo – um biblioteca de modelos, HDR’s entre outros recursos;
  • Geometry: inicia ou finaliza o processo de renderização;
  • Render Elements: inicia ou finaliza o processo de renderização interativo;
  • Textures: exporta e renderiza a cena atual, através da Chaos Cloud – renderfarm da Chaos;
  • Settings: inicia o V-Ray Vision (uma engine de visualização em tempo real);
  • Render: inicia ou finaliza o processo de renderização;
  • Frame Buffer: inicia o frame buffer (tela que apresenta a renderização e vários comandos de manipulação e ajustes da imagem).

A próxima área, é a região que mostra todos os assets existentes dentro do projeto. Ao usar os menus da área superior (materials, lights, geometry, render elements e textures), é possível limitar apenas para uma categoria de assets ser exibidas.

Figura 05 – área de listagem de assets

Por último, temos a área inferior da janela, onde temos os menus de operações básicas de salvamento, entre outros.

Figura 06 – área de menus inferiores.
  • Create Assets: permite a criação de assets de todas as categorias existentes no V-Ray para SketchUp;
  • Import Asset File: permite importar assets que foram criados pelo V-Ray para SketchUp;
  • Save Asset to File: permite salvar assets que foram criados pelo V-Rau para SketchUp;
  • Delete Asset: remove um asset, tanto da lista de assets (que acabamos de entender na imagem anterior) quanto da cena no SketchUp;
  • Purged Unused Asset: efetua uma limpeza no arquivo e remove todos os assets que não estão mais sendo usado, ou seja, luzes, materiais, etc que não estão mais sendo usados no projeto.

Muito bem, pensando apenas na introdução do V-Ray e seus comandos iniciais, acredito que chegamos a um bom começo!

No nosso próximo conteúdo, vamos aprofundar e começar a utilizar todo o poder de desenvolvimento desse software incrível de renderização!

Espero que vocês gostem, aproveitem bastante e compartilhem muito esse material!

Fraterno abraço e até a próxima!

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