Eixo temático:
Tags:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional desde 2010 por Felipe A. Pires
Eixo temático:
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional desde 2010 por Felipe A. Pires
Introdução ao V-Ray para SketchUp e sua interface
Olá, seja muito bem vindo!
Vamos começar a entender como funciona o V-Ray para SketchUp. De forma geral, o renderizador V-Ray tem padrões de funcionamento similar entre suas versões (existe V-Ray para diversos softwares tridimensionais: SketchUp, 3ds Max, Maya, Cinema 4D, entre vários outros), porém pode acontecer uma variação da sua interface para se enquadrar ao formato de interface do softwares.
Por este motivo é sempre importante iniciar os estudos pela interface do renderizador de acordo com o softwares tridimensional escolhido.
Então vamos lá!
Ao abrir o V-Ray junto do SketchUp pela primeira vez, você irá se deparar com um conjunto de barras flutuantes (eu organizei pra ficar bonitinho pra foto, rsrsrs)
Essas barras de ferramentas apresentam todos os comandos necessários para se trabalhar com o V-Ray e deste ponto em diante, vamos entender de modo geral a responsabilidade de cada barra:
Basicamente, para usar o V-Ray com todos os seus recursos, precisamos estar ciente das quatros barras de ferramentas e utilizar seus recursos ao máximo.
No decorrer da nossa jornada neste aprendizado, iremos aprofundar o entendimento dos comandos existentes nestas ferramentas, mas neste momento é mais assertivo nos mantermos na primeira barra de ferramentas: V-Ray for SketchUp:
Vejamos abaixo o que faz cada botão nesta área:
Ao iniciarmos o processo de uso do V-Ray, esta barra de ferramentas é a que o estudante/profissional vai mais acessar e dentro de todos os botões que acabamos de entender, o Asset Editor é o principal para executar quase todas as tarefas e praticamente todas as configurações.
Então vamos partir pra entender sobre esta área:
Vamos dividir a janela do Asset Editor em três áreas pra ser mais fácil de entendermos, vamos começar pelos menus superiores da janela.
Nesta parte da janela, temos os seguinte menus:
A próxima área, é a região que mostra todos os assets existentes dentro do projeto. Ao usar os menus da área superior (materials, lights, geometry, render elements e textures), é possível limitar apenas para uma categoria de assets ser exibidas.
Por último, temos a área inferior da janela, onde temos os menus de operações básicas de salvamento, entre outros.
Muito bem, pensando apenas na introdução do V-Ray e seus comandos iniciais, acredito que chegamos a um bom começo!
No nosso próximo conteúdo, vamos aprofundar e começar a utilizar todo o poder de desenvolvimento desse software incrível de renderização!
Espero que vocês gostem, aproveitem bastante e compartilhem muito esse material!
Fraterno abraço e até a próxima!
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.