Os modificadores no Autodesk© 3ds Max

Olá, ogros e ogras do 3D, sejam bem vindos!

Depois de entendermos basicamente como utilizar o Autodesk© 3ds Max, sua interface e suas primitivas é importante começar a desenvolver elementos mais complexos.

Para desenvolvermos elementos mais complexos, um dos grandes recursos são os modificadores.

Mas o que é um modificador?

Basicamente, modificador é um conjunto de parâmetros e/ou funções, capazes de gerar alterações específicas em um modelo/elementos.

Figura 001 - Tela do software Autodesk 3ds Max com destaque para a guia de modificadores.
Figura 001 – Tela do software Autodesk 3ds Max com destaque para a guia de modificadores.

Quando escolhemos um modificador para usarmos, em via de regra, seus parâmetros estarão listados na guia Modify do 3ds Max, portanto é importante entendermos o que temos e como se comporta a guia em questão.

Figura 02 – Guia modify e suas áreas.

A guia é composta pelas seguintes áreas:

  1. Nome do objeto/cor da malha: Controla o nome e a cor da malha do objeto;
  2. Lista de modificadores: Apresenta a lista de modificadores disponíveis. Para selecionar um modificador, basta clicar sobre aquele escolhido;
  3. Pilha de modificadores (Stack): Esta é a área mais importante da guia Modify. Cada modificador criado é integrado à pilha, sempre sendo posicionado no topo da pilha o último modificador selecionado;
  4. Parameters:  Apresenta os parâmetros de cada objeto ou modificador escolhido.

A pilha de modificadores (stack)

Uma vez alocado o modificador no modelo/elemento, devemos estar atentos a pilha de modificadores. A pilha é a área que permite controlar o posicionamento e a forma de atuação dos modificadores no modelo que estão sendo aplicados.

A ordem de aplicação é feita do modificador mais baixo na pilha para o mais alto. A figura abaixo apresenta todas as opções que o Stack permite controlar.

As opções da pilha de modificadores (Stack) são:

  1. Pin Stack: Fixa as posições dos modificadores na pilha, não permitindo a troca de posição;
  2. Show end result on/off toogle: Mostra o resultado do modificador posterior quando o modificador anterior ainda está selecionado;
  3. Make Unique: Remove a relação do modificador quando o objeto que o utiliza é copiado, possibilitando assim que as alterações promovidas pelo modificador sejam individuais em cada objeto;
  4. Remove modifier from the stack: Remove o modificador da pilha;
  5. Configure modifier sets: Configura a visualização do que será apresentado na lista de modificadores;
  6. On/Off: Habilita a visualização do modificador;
  7. Expand: Expande as opções do modificador na pilha.

Vamos ver na prática como utilizar as funcionalidades da pilha ao nosso favor.

Alterando o nome do modificador

Pode-se alterar o nome do modificador, a fim de se criar uma organização mais personalizada.

Para poder executar esta tarefa, primeiramente devemos clicar sobre o modificador a ser trabalhado e em seguida clicar com o botão direito do mouse sobre o mesmo.

Aparecerá uma caixa de diálogo conforme demonstra a abaixo:

Feito isso, basta clicar sobre a opção RENAME e então digitar o novo nome, conforme vemos na figura abaixo.:

Copiando um modificador de um modelo/elemento para outro

Modelar, acertar a posição de um vertex, aplicar a curva exata para que o objeto fique como desejado. Por vezes, necessitamos repetir estas etapas para aplicá-las em outro objeto.

O Autodesk© 3ds Max© permite que este tipo de trabalho se torne menos cansativo, pois possibilita que os conteúdos da pilha sejam copiados para outros objetos. O procedimento para isso é simples.

Primeiramente é necessário selecionar o elemento que contém o modificador a ser copiado, logo na sequência, devemos clicar com o botão direito sobre o conteúdo que se deseja copiar e clicar na opção Copy, conforme vemos na figura abaixo:

Na próxima etapa, deve-se selecionar o modelo/elemento que irá receber o modificador que foi copiado. Para finalizar, basta clicar com o botão direito no Stack desde objeto e clicar na opção Paste, conforme vemos na figura abaixo:

As opções Paste e Paste Instanced, se comportam de forma semelhando ao se criar uma cópia de um elemento. Se utilizarmos o Paste Instanced, toda alteração do modificador do objeto original será refletida ao objeto que o modificador foi copiado

Removendo um modificador

Se houver a necessidade, é possível remover um modificador aplicado a qualquer momento do desenvolvimento.

O procedimento para remover um modificador é bastante simples, basta primeiramente deve-se selecionar o modificador e em seguida clicar na lixeira.

Muito bem, no nosso próximo conteúdo, vamos falar sobre os principais modificadores e suas categorias.

Espero que vocês gostem, aproveitem bastante e compartilhem muito esse material!

Fraterno abraço e até a próxima!


Bibliografia

AGUIAR, Fabio C. Modelagem, Render, Efeitos e Animação. São Paulo: Érica, 2011.

OLIVEIRA, Adriano D. Estudo Dirigido de 3ds Max 2017. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

PIRES, F.A, PEREIRA, F.S. Autodesk 3ds Max 2014 Conceitos e Elementos Essenciais. Santa Cruz do Rio Pardo: Editor Viena. 2014.